quinta-feira, 8 de abril de 2010

Perspectivas para a Petrobrás

O artigo abaixo é fornecido pela corretora Planner para seus clientes. Como acredito que a Petrobrás possui um potencial muito bom de valorização e ainda está muito atrás das demais blue-chips (vide artigo da InfoMoney), estarei nos próximos dias postando no blog material qe julgo relevante para os que, como eu, estão pensando em apostar da petrolífera.


A companhia comunicou ontem (após fechamento do mercado) que a perfuração de mais um poço na área de Tupi confirma o potencial de óleo leve (cerca de 250 API) nos reservatórios do pré-sal daquela área, em águas ultra-profundas da Bacia de Santos. O novo poço, informalmente conhecido como Tupi OW, está localizado em lâmina d’água de 2.131 metros, a 12,5 km a nordeste do poço descobridor chamado de Tupi. O Consórcio, formado pela Petrobras (65% - Operadora), BG Group (25%) e Galp Energia (10%), para a exploração do bloco BM-S-11, onde fica a área de Tupi, dará continuidade às atividades e investimentos previstos no Plano de Avaliação aprovado pela ANP que prevê a perfuração de outros poços até a declaração de comercialidade, prevista para dezembro de 2010.


A conjunção das informações obtidas neste poço com aquelas obtidas nos demais poços já perfurados reforçam as estimativas do potencial de 5 a 8 bilhões de barris de óleo leve e gás natural recuperável nos reservatórios do pré-sal da área de Tupi. Ou seja, mais do mesmo. Mantemos nossa visão positiva para suas ações com vistas o longo prazo. No curto há que se definir a questão da cessão onerosa com a valoração dos 5 bilhões de barris e subseqüente capitalização da companhia. Nesse particular, de acordo com as declarações ontem do líder do governo Romero Jucá (PMDB-RR), dos quatro (4) projetos que estão no Senado que tratam da regulamentação da exploração de petróleo na camada pré-sal, provavelmente o da capitalização da Petrobras deve ser votado antes das eleições de outubro.


Segundo ele, a medida viabilizaria, para este ano, investimentos de pelo menos R$ 88,5 bilhões. Ele afirmou ontem (07/04) que os demais projetos: instituição do regime de partilha, criação da Petro-sal e instituição do Fundo Social, ainda estão sendo negociados com a oposição.




Twitter: http://twitter.com/ramonritter
Blog: http://ramonritter.posterous.com