Para quem usa o Windows no seu dia a dia, ferramentas (preferencialmente gratuitas) que ajudem a melhorar a produtividade são fundamentais. E para os que não tem tempo para fuçar a internet atrás desses "programinhas", uma boa fonte de consulta é o blog WinAjuda, que publica diariamente artigos sobre o Windows. De lá veio a dica abaixo, resenhada pelo Rodrigo P. Guedin: Quando copiamos algum trecho de texto formatado, ou seja, em negrito, sublinhado, itálico ou com cores diferentes, a “maquiagem” vem junto para a área de transferência. Ao colar esse conteúdo num editor de textos (Word, Write) ou numa página Web via navegador, dependendo da formatação, coisas inesperadas podem acontecer, de modo que o ideal é evitar tal procedimento. Normalmente, o que se faz é transferir o conteúdo para o Bloco de notas e, então, copiar novamente o conteúdo, dessa vez sem a formatação, que é descartada no Bloco de notas. É eficiente, sim, mas trabalhoso... O Chrome, navegador da Google, facilita a vida dos usuários. Com o atalho Control + Shift + V, ele próprio descarta a formatação na hora de colar textos. Muito útil, porém restrito a um programa.
Parece que, afinal, a solução definitiva para esse problema apareceu. O utilitário PureText é gratuito, tem menos de 15 KB e dispensa instalação. Basta rodá-lo, e ele criar um novo atalho no teclado, Winkey + V, que, quando usado, deixa de lado a formatação, colando apenas texto puro.
Funciona como deveria, mesmo em sistemas 64 bits (testei aqui). Artigo original: Download Squad.
Joãosinho Trinta (14030) é o nosso Distrital no DF. E para Deputado Federal no DF, conheça as propostas de Ricardo Marques (1444). Ele é o cara!