quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Programa de Inclusão Digital do Banco do Brasil investe em software livre

Na modernização de seu parque tecnológico, o Banco do Brasil já doou milhares de computadores, que ficam com desempenho equivalente ao de computadores novos ao usar a Distribuição Tucunaré. Nos telecentros comunitários, é disponibilizado o acesso às novas tecnologias digitais, que possibilitam o uso de serviços de pesquisas escolares, governo eletrônico, impressão de documentos, cursos a distância, pagamentos eletrônicos, pesquisas, compras, vendas etc. As entidades contempladas se responsabilizam pela gestão e administração dos espaços.
Marca_telecentros_borda

A opção pelo software livre incentiva a livre concorrência, forma uma cultura para além dos softwares proprietários, quebra a dependência de fornecedores de soluções em TI, acata a orientação do governo federal, permite a apropriação do conhecimento pelas comunidades, contribui para o amadurecimento das aplicações e adequações às suas realidades e as isenta de custos com licença de uso.

As soluções em softwares livres concorrem as soluções proprietárias. E, em muitos casos, são mais eficientes, pois, com elas, computadores de baixo desempenho podem processar informações como se fossem novos. A emprese  Cast .uma das participantes do  programa, ajuda no desenvolvimento de soluções livres para o Programa de Inclusão Digital do Banco do Brasil

Tucunaré

Derivado do Debian GNU/Linux, agrega um conjunto de softwares livres de alta performance, fornece soluções de escritório, multimídia, telefonia PABX IP, ensino, lazer e muitas outras. Suas atualizações são feitas periodicamente, por meio de processo automatizado via internet, basta apenas a concordância do gestor do telecentro. Propicia a sobrevida dos computadores obsoletos mediante a utilização de um servidor de média capacidade, que suporta o processamento de até 20 computadores de baixo desempenho. Disponibiliza o funcionamento de um telecentro comunitário (conectado à internet) ou de salas de informática (sem conexão). Com isso, provê acesso ao mundo de soluções tecnológicas de informação aos cidadãos das comunidades atendidas.

Ocara

Este aplicativo permite às comunidades usuárias de telecentros o gerenciamento dos espaços públicos para acesso à internet e demais tecnologias de informação. Promove a administração eficiente do uso desses espaços comunitários de maneira disciplinada e democrática. Opcionalmente, de acordo com a orientação de cada comunidade, possibilita o custeio do telecentro por meio de cobrança de taxas pelo uso dos equipamentos. Além disso, mantém um banco de dados dos usuários, que permite a geração de informações sobre o perfil das comunidades, podendo ser usado, por exemplo, para selecionar ações sociais mais eficientes.

Portal Rede Telecentro

Site institucional do Programa de Inclusão Digital do Banco do Brasil, é o canal de comunicação da coordenação do programa com as comunidades. No portal, encontram-se informações institucionais sobre o programa, sua capilaridade regional, fotos de telecentros, tutoriais, videoaulas, mapa para localização de telecentros, entre outras funcionalidades que podem ser acessadas por meio do linkwww.redetelecentro.com.br

Fonte: TI Inside

NF-e / Sistemas Contábeis

Salas Comerciais em Brasília (DF) com preço até 10% abaixo da tabela das construtoras? Conheça o City Offices. Entrega em Dez/2011.