sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Universidade de Notre Dame desenvolve tinta que capta energia solar

Com a descoberta, integrar um sistema de energia solar em uma casa pode ser uma tarefa tão fácil quanto pintar uma parede.

Pesquisadores da Universidade de Notre Dame encontraram uma forma de produzir energia a partir do Sol de um jeito barato com uma "tinta solar" chamada de "Sun-Believable". Com a descoberta, no futuro, integrar um sistema de energia solar em sua casa poderá ser fácil como aplicar uma mão de tinta, ao invés de ter que instalar um espaçoso e caro painel solar no telhado.
Sol

A tinta surgiu quando os cientistas descobriram uma forma de incorporar uma produção de nanopartículas chamadas de "pontos de quantum" a uma pasta impermeável. A massa é misturada com nanopartículas de dióxido de titânio, seguida por um revestimento de sulfeto de cádmio, junto com uma suspensão hidroacoólica.

Na ordem de criação da produção da energia celular, a tinta é espalhada sobre um material condutor transparente e então recozido por uma pistola de calor. A superfície do eletrodo é então pintada e unida a um eletrodo de grafeno, composto por uma solução eletrolítica. O resultado é um material que gera energia quando é exposto a vigas de luz-solar artificial. Até agora, a tinta solar só rendeu 1% de eficiência na conversão de luz solar em energia, então não está pronta para competir no mercado contra as células solares, que garantem cerca de 10% a 15% de eficiência.

Os cientistas dizem, contudo, que a tinta pode ser mais barata, caso seja feita em grandes quantidades. Se as pesquisas comprovarem a sua eficiência, todas as casas do futuro poderão ser revestidas por enegia solar.

Fonte: artigo de Kevin Lee para a IDG News Service

CognosTECH Informática
NF-e / Sistemas Contábeis

Salas Comerciais em Brasília (DF) com preço até 10% abaixo da tabela das construtoras? Conheça o City Offices. Entrega em Dez/2011.