Segundo o trabalho, ao qual o The Huffington Post teve acesso, para cada dólar pago, houve o retorno de apenas US$ 0,25 em vendas. O documento mostra que anúncios adquiridos por palavras — tais como nomes de marcas ou produtos que teoricamente os usuários estão em busca para adquirir online — podem até ser atrativos para novos usuários, de varejistas desconhecidos. Mas para quem já está familiarizado com o serviço do anunciante ou com o produto procurado, os anúncios no Google são “desnecessários”, pois a compra seria fechada de qualquer maneira sem a necessidade de propaganda. Como a marca “eBay” é amplamente conhecida dos internautas americanos, a companhia diz que o investimento nos anúncios dentro do buscador se tornou dinheiro jogado fora.
O eBay compra mais de 170 milhões de palavras-chave no programa de anúncios do Google, o que faz o gasto anual com essa plataforma ultrapassar os US$ 50 milhões. A conclusão do estudo é que uma métrica simplista sobre o retorno do investimento (ROI) é utilizada atualmente e mostra uma receita cinco vezes superior ao investido. Mas tal parâmetro, indica o relatório, é irreal, pois consumidores comprariam no eBay de qualquer jeito, mesmo sem os anúncios. Por isso, o ROI negativo real chega a 75%.
Além disso, o documento revela que clientes que ainda não tinham adotado o eBay como plataforma de compra (com seis aquisições ou menos nos últimos 12 meses) responderam positivamente à publicidade.