quarta-feira, 27 de abril de 2011

Desenvolvedores estão ficando frustrados com a plataforma Android

A última pesquisa de dispositivos móveis da Appcelerator/IDC revelou uma crescente onda de frustração entre os desenvolvedores da plataforma Android, principalmente devido a preocupações como tablets decepcionantes, fragmentação do sistema operacional e múltiplas app stores.

Apexwallpaper_android-wallpape

Durante os últimos 12 meses, os dois relatórios trimestrais da Mobile Developer Report identificaram que o crescimento do interesse no Android diminuiu drasticamente o espaço entre a plataforma do Google e o líder da pesquisa, o iOS da Apple. Entretanto, em 11/4 deste ano, os níveis de interesse do Android entre os 2 700 pesquisados caiu pela primeira vez, de 87% para 85%, atrás dos 91% e 86% a respeito do iPhone e do iPad, respectivamente. Mais notório anda foi a queda em relação aos tablets Android, que caiu três pontos, chegando a 71%.

Quase três terços citaram a fragmentação dos dispositivos Android como principal aborrecimento, com mais mais de 30% mencionando que a fraca participação do sistema operacional no mercado de tablets, um nicho dominado quase que inteiramente pela Apple. O modelo aberto do Android também foi alvo de 28% das criticas de usuários preocupados com a existência de múltiplas lojas de aplicativos.

As únicas boas notícias para a Google é que, a não ser pela Apple, os desenvolvedores estão ainda menos atraídos pelo BlackBerry OS e Windows Phone 7, ambos com menos de 30% de interesse entre os desenvolvedores pesquisados. Com sua plataforma recém-lançada, a Microsoft terá como conforto o fato de que o Windows Phone está agora pelo menos no terceiro lugar com 29%, à frente da RIM, que conta com 27%.

A aparição modesta do Android talvez não seja uma surpresa tão grande, depois de tantos sustos em relação à segurança e o reconhecimento público da Google de que também está muito preocupado com a fragmentação, através do hardware dos aparelhos e das redes de telefonia. A companhia ainda irritou os desenvolvedores no começo deste mês, ao impedir temporariamente a disponibilização do código-fonte do sistema operacional da empresa para tablets, o Android 3.0 (denominado Honeycomb), permitindo o acesso somente aos grandes parceiros. Uma data para o relançamento para os desenvolvedores menores ainda será estipulada.

Um problema mais profundo que todas as donas dessas plataformas pretendem corrigir pode ser a sobrecarga dos desenvolvedores “O maior empecilho da Microsoft com seus desenvolvedores pode simplesmente ser o tempo disponível, pois 46% dos pesquisados indicaram que “estão sobrecarregados com iOS e Android", de acordo com os autores do estudo.

Neste contexto, o problema da fragmentação do Android provavelmente amplifica a ansiedade dos desenvolvedores por causa de uma divergência de habilidades de programação, necessárias para criar softwares para diferentes plataformas.

Fonte: artigo de John E. Dunn para a IDG Now