sábado, 9 de abril de 2011

Jovens criam “bolsa de valores” de startups

Uma dupla de jovens empreendedores de Porto Alegre inaugura oficialmente nesta semana um novo sistema de financiamento para startups. Batizada de Makaha, a plataforma funciona como uma “bolsa de valores”, por meio da qual os internautas investem dinheiro virtual nos projetos que consideram mais promissores.
Sshot-1

As ideias mais bem avaliados sobem de “cotação” e ficam em evidência, tornando-se candidatas a receber investimentos. Entre os projetos cadastrados estão iniciativas das áreas de tecnologia, cultura, entretenimento e moda.

Os recursos para financiar as startups selecionadas vêm da própria Makaha, que pretende viabilizar até quatro investimentos neste ano. Em troca do apoio financeiro e da consultoria em gestão e estratégia, os donos dos projetos selecionados cederão 10% de participação no negócio.

“A ideia é descobrir tendências através do conhecimento coletivo e investir nelas”, explica Felipe Dulinski, de 22 anos, que criou a empresa em parceria com o irmão Fernando Dulinski, de 21 anos.

Em teste desde o ano passado, a ferramenta já recebeu 80 mil reais de um investidor anjo. O plano é captar mais recursos de fundos de capital de risco. “Quanto mais recursos tivermos à disposição, mais ideias poderemos apoiar”, destaca Dulinski.

Além da participação nos negócios investidos, a dupla pretende lucrar com a venda de créditos para que os internautas possam “investir” nos projetos cadastrados na plataforma. “Acreditamos que os próprios projetos vão atrair seus apoiadores para dentro da plataforma”, explica o empreendedor.

O cadastro de projetos também deverá ser cobrado – a primeira idéia pode ser cadastrada gratuitamente, mas a inserção dos próximos projetos passa a ser paga– e a dupla estuda também modelos de publicidade para tornar a plataforma lucrativa. 

Os interessados em apoiar projetos recebem gratuitamente 15 mil moedas virtuais do site ao se cadastrar e já podem começar a apostar nos seus negócios favoritos.

Fonte: Exame.com