Representando uma mudança no mercado da computação móvel, a plataforma Android, da Google, tem perdido desenvolvedores para a rival iOS, da Apple, segundo dados da fornecedora de programas analíticos Flurry, que mantém registro do suporte de desenvolvedores entre várias plataformas.
Baseada nas descobertas de seu serviço Flurry Analytics, a empresa disse que “está muito aparente que o Android perdeu o suporte de desenvolvedores para o iOS” em 2011. “Especificamente, o início de novos projetos no Android caiu de 36% no primeiro trimestre deste ano para 28% no segundo trimestre.”
Já o início de novos projetos para iPhone e iPod Touch cresceu de 54% no Q1 de 2011 para 57% no trimestre subsequente, enquanto o iPad foi de 10% para 15% no mesmo período. O suporte de desenvolvedor do Android chegou a alcançar um pico de 39% no quarto trimestre de 2010. O total do início de novos projetos de iOS e Android cresceu de 9.100 no primeiro trimestre para 10.200 no segundo trimestre. Os desenvolvedores criaram de modo crescente para o Android em relação ao iOS 2010, de acordo com o vice-presidente da Flurry, Peter Farago. Depois ele nota que “em 2011, no entanto, o iOS parece não apenas ter interrompido mas revertido essa tendência.” A Flurry identificou a chegada do iPhone pela operadora Verizon em fevereiro (antes o aparelho era exclusivo da AT&T, nos EUA) e o lançamento do iPad 2 no mês seguinte como causas prováveis na mudança de suporte de desenvolvedor. O lançamento na Verizon encerrou uma significante vulnerabilidade de distribuição nos EUA e provavelmente no mundo todo, diz Flurry. Já a aceitação dos tablets, enquanto isso, está fazendo com que os desenvolvedores prefiram o iPad ao Android. Além disso, o estudo da Flurry cita problemas com a loja AndroidMarket para apps Android e fragmentação de vitrine. Um trabalho contínuo para melhorar o layout da loja online e para estimular a adoção do Google Checkout são essenciais, segundo a empresa. “A recente aquisição da empresa de pagamentos móveis Zong pelo PayPal demonstra que a Google pode não estar habilitando o pagamento para os consumidores de forma rápida ou boa o bastante, o que está sendo um “convite” para a competição de terceiros além de criar fragmentação na cobrança. Fonte: InfoWorld