Os desenvolvedores criaram de modo crescente para o Android em relação ao iOS 2010, de acordo com o vice-presidente da Flurry, Peter Farago. Depois ele nota que “em 2011, no entanto, o iOS parece não apenas ter interrompido mas revertido essa tendência.” A Flurry identificou a chegada do iPhone pela operadora Verizon em fevereiro (antes o aparelho era exclusivo da AT&T, nos EUA) e o lançamento do iPad 2 no mês seguinte como causas prováveis na mudança de suporte de desenvolvedor.
O lançamento na Verizon encerrou uma significante vulnerabilidade de distribuição nos EUA e provavelmente no mundo todo, diz Flurry. Já a aceitação dos tablets, enquanto isso, está fazendo com que os desenvolvedores prefiram o iPad ao Android.
Além disso, o estudo da Flurry cita problemas com a loja AndroidMarket para apps Android e fragmentação de vitrine. Um trabalho contínuo para melhorar o layout da loja online e para estimular a adoção do Google Checkout são essenciais, segundo a empresa. “A recente aquisição da empresa de pagamentos móveis Zong pelo PayPal demonstra que a Google pode não estar habilitando o pagamento para os consumidores de forma rápida ou boa o bastante, o que está sendo um “convite” para a competição de terceiros além de criar fragmentação na cobrança.
Fonte: InfoWorld