segunda-feira, 11 de julho de 2011

Nos USA, a maioria do Celulares adquiridos já são Smartphones

Os smartphones (celulares com capacidade de executar programas e acessar a internet) continuam crescendo em termos de popularidade, apesar de seu preço mais elevado e do mercado recessivo encontrado nos Estados Unidos. De acordo com uma pesquisa realizada pela Nielsen em maio desse ano entre consumidores de aparelhos de celulares, 55% dos aparelhos adquiridos foram smartphones. Essa categoria agora já é 38% de todos os aparelhos em uso.
Mobile-os-share2

Para se ter uma ideia da taxa de crescimento, os smartphones representavam apenas 34% dos aparelhos comprados a um ano atrás. O crescimento é surpreendente.

O sistema operacional Android continua sendo o mais popular, sendo instalado em 38% dos aparelhos. A má notícia para o Google, entretanto, é que sua taxa de crescimento estacionou nesse número e não tem crescido desde a última pesquisa. E com a ameaça da Oracle de processar os desenvolvedores para o aparelho devido a uma briga de patentes pelo uso do Java, a tendência é que esse número possa até começar a decrescer nos próximos meses.

Já o iOS, da Apple, tem dado sinais de voltar a crescer, subindo para 27% do mercado. Com o lançamento do iPhone 5 previsto para agosto ou setembro/2011, provavelmente veremos sua fatia de mercado aumentar novamente.   
  
O Rim Blackberry, da empresa canadense de mesmo nome, está com 21% do mercado e continua caindo. O aparelho que já foi sinônimo de e-mail em celular e praticamente "dono" do mercado corporativo, tem visto seu nicho sendo invadido pelos concorrentes e não tem conseguido trazer novidades que consigam reverter sua tendência de queda. E com o fracasso do PlayBook, parece que a situação não irá melhorar sem alguma novidade rápida.

A grande incógnita no caso é a Microsoft, com seu novo Windows Phone 7, que já atingiu a participação de 9%. Apesar de ser considerada ainda muito baixa, a tendência é que ela aumente conforme novos aparelhos cheguem ao mercado com essa versão do sistema operacional.

Veja abaixo o gráfico com as participações de cada fabricante nos últimos 15 meses:
Smartphone-marketshare1

 
Para quem pretende desenvolver soluções para o "mundo mobile", esse é um mercado com um potencial de ganhos bem alto. Só é preciso apostar na(s) plataforma(s) vendedora(s). 

Fonte: Nielsen