quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Febraban: a partir de 2012 voce poder pagar contas e transferir dinheiro pelo celular

Os bancos brasileiros estão trabalhando em conjunto para criar uma plataforma única e interoperável de pagamentos móveis para o País. As discussões acontecem no âmbito da Febraban há cerca de três anos e agora, depois de vários atrasos, se aproximam de sua conclusão: a elaboração das definições técnicas e a escolha de um desenvolvedor devem acontecer ainda este ano. A expectativa é de que a plataforma seja lançada em 2012. 
Pay-subway-fare-with-iphone

A ideia é que o sistema permita transferências financeiras, através do celular, entre correntistas de quaisquer bancos do Brasil, assim como pagamentos a lojistas. A tecnologia utilizada pelo usuário final para realizar a transação poderá variar desde uma mensagem de texto (SMS) até o uso de um aplicativo móvel ou de Near Field Communications (NFC), ficando a critério de cada banco. A plataforma, na prática, cuidará apenas do clearing dessas transações entre as instituições financeiras. Será necessário contratar uma empresa externa para gerenciar o sistema, tal como é feito hoje pela Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP) no clearing de DOCs e TEDs. Por sinal, a CIP é tida como candidata natural a realizar esse papel em m-payments. 

Para o usuário final, o serviço será como uma carteira eletrônica, que ele carrega de dinheiro e vai gastando aos poucos, em transações realizadas via celular. "É importante gerarmos o hábito do uso. Para isso, o ideal são pagamentos pequenos e recorrentes, como a passagem em transportes públicos. Assim foi feito no Japão, por exemplo", cita Silvana Machado, vice-presidente da AT Kearney, que auxilia a Febraban nesse projeto. Ela destaca também a necessidade de o serviço ser seguro e fácil de usar: "Não pode ser algo complicado, cheio de senhas e contrassenhas". A precificação do serviço poderá variar de banco para banco. É provável que a Febraban defina um limite de valor por transação, por questões de segurança.

Fonte: TI Inside