segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Google adquire Motorola

O Google anunciou na manhã desta segunda-feira que vai adquirir a divisão de  Mobile da Motorola, marcando primeiro movimento da companhia de Mountain View na área de hardware de smartphones.
Motorola

"A combinação do Google e da Motorola não só irá melhorar o Android, mas também aumentar a concorrência e oferecer aos consumidores inovações de forma acelerada, maior possibilidade de escolha e experiências de usuário melhorada", escreveu o CEO do Google, Larry Page, em um post no blog oficial da empresa.

O Google irá pagar cerca de 12,5 bilhões de dólares, em dinheiro, pela Motorola, conforme divulgado aqui.

Nos últimos três anos a corrida entre as empresas da área de smartphones tem sido acirrada. A Research In Motion, que já foi a principal jogadora nesse mercado, vem assistindo suas participação decair desde a introdução do iPhone da Apple e o sistema operacional Android. A Palm foi adquirida pela Hewlett-Packard em 2010, acreditando que o apoio de uma grande empresa fosse ajudar a recuperar sua participação nessa mercado competitivo. Mas desde que o Google e a Apple entraram no ringue em 2007 e 2008, respectivamente, nada mais foi o mesmo.

Entretanto a situação do Google sempre foi mais frágil em relação aos seus concorrentes. Enquanto que a Apple, HP e RIM possuíam soluções completas de hardware e software, o Google dependia da agilidade de seus parceiros licenciados para lançar produtos no momento certo, além de sofrer com as constantes reclamações de usuários de que a integração entre os smartphones e o sistema operacional Android deixava a desejar.

Com a aquisição da Motorola, tudo muda de figura e agora a empresa de Mountain View passará a concorrer em pé de igualdade com seus adversários. Entretanto, o mercado já se pergunta como ficará a relação com os fabricantes de smartphones que atualmente licenciam do sistema operacional Android.

"Nossa visão para o Android continua inalterada e o Google está firmemente empenhado em manter o Android como uma plataforma aberta." disse o Andy Rubin, responsável pelo OS em um comunicado. "Vamos continuar a trabalhar com todos os nossos parceiros, desenvolvendo inovações para todos os dispositivos que usam o Android."

“Estamos felizes com a notícia da aquisição, a qual demonstra que o Google está profundamente comprometido na defesa do Android, seus parceiros e todo o eco-sistema”, disse em comunicado o CEO da HTC, Peter Chou. A HTC é uma companhia de Taiwan, rival da Motorola.

A julgar pelas declarações acima, as empresas que licenciam o Android não estão muito preocupadas com essa aquisição. Como a Motorola possui cerca de 17 mil patentes da área de mobile, segundo seu CEO Sanjay Jha, isso poderá ser usado pelo Google para ajudar a blindar os seus parceiros contra os constantes ataques da Apple e da Microsft.

E falando na Microsoft, no momento ela é a única entre os grandes players do mercado, que não fabrica seus próprios equipamentos. Será essa a deixa para a fabricante do Windows Phone 7 comprar de vez a Nokia? Não percam os próximos capítulos dessa emocionante novela...

Fonte: Wired