segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Google testa carros que dispensam o motorista

O Google está desenvolvendo um software para que os carros possam se locomover sem a necessidade de um motorista.

Para empreitada, a empresa contratou engenheiros da DARPA (Defense Advanced Research Projetcs Agency), entidade governamental que realiza pesquisas para fins militares e que organiza corridas com veículos autônomos. Um teste com o novo software foi realizado em seis Toyota Prius e um Audi TT, com resultados bem-sucedidos, uma vez que os sete veículos percorram 140 mil milhas.

Os carros usam uma combinação de câmeras de vídeo, sensores de radar e um telemetro guiado por laser, para analisar o tráfego e detectar pedestres. Enquanto isso, mapas detalhados permitem que o carro vá até o seu destino.



O software também ajusta automaticamente a velocidade do carro, de acordo com o limitepara a área que ele percorre. Além disso, os carros são sempre acompanhados por um condutor que pode assumir, se necessário.

"Atualmente, estamos trabalhando na segurança do carro e e na eficiência da condução. Nosso objetivo é ajudar a evitar acidentes de trânsito, proporcionando mais tempo às pessoas, além de reduzir as emissões de carbono por mudar fundamentalmente o uso do carro", afirmou o Google em um blog.

A gigante das buscas, disse que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 1,2 milhão de vidas são perdidas a cada ano em acidentes automobilísticos pelo mundo.

"Acreditamos que nossa tecnologia tem o potencial de reduzir esse número, talvez até pela metade. Também estamos confiantes de que os carros de auto-condução vão transformar a partilha do automóvel, reduzindo significativamente o uso dos mesmos".

Fonte: PC World