Com 25 anos de atividades, sede na cidade paulista de Itu e uma rede de 20 parceiros comerciais, a Mega Sistemas tem registrado um bom desempenho no atendimento da faixa composta pelas pequenas empresas. Desde a implantação do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), em janeiro do ano passado, houve um crescimento de 60% na demanda de sua solução Mega Small Business, software de gestão integrada (ERP) destinada essa faixa do mercado. Atualmente, a Mega Sistemas tem na sua carteira mais de 2 mil clientes. Esse avanço ocorre não obstante o fato de muitas empresas normalmente enfrentarem dificuldades por conta de orçamentos reduzidos para investir em tecnologia, observa Walmir Scaravelli, diretor comercial da Mega Sistemas. “Boa parte já percebeu que ter um bom ERP pode trazer ganhos substanciais”, diz. Segundo ele, no segmento das pequenas empresas, otimizar processos e evitar desperdícios pode ser determinante para o sucesso de um negócio. “Não se trata de custo, mas sim de investimento”, acrescenta. O executivo avalia que o processo de informatização do Fisco, no qual qualquer dado fiscal transmitido equivocadamente é facilmente identificado, gerando multas e sanções às companhias, tem sido um estímulo para que as empresas de pequeno porte busquem soluções tecnológicas. “Na maioria das vezes, as empresas não possuem uma estrutura contábil capaz de acompanhar as mudanças tributárias e, por isso, acabam incorrendo em erros que chegam a inviabilizar seus negócios”, ressalta. Composto por sete módulos (contábil, trabalhista, tributário, financeiro, patrimonial e controle de estoque e compras), o Mega Small Business é totalmente integrado às novas demandas criadas pelo SPED, afirma Scaravelli. Trata-se de uma evolução do sistema Omnium, comercializado desde 2000, só que para suprir a demanda de empresas que faturam até R$ 8 milhões por ano.Fonte: TI Inside