terça-feira, 17 de maio de 2011

Cursos de educação tecnológica apresentam 82% de evasão escolar

Estudo aponta que apenas 85 mil estudantes concluem os cursos superiores de educação tecnológica, o que representa em torno de 18% das mais de 460 mil vagas. A evasão escolar em cursos de tecnologia é um dos principais desafios enfrentados pelo país, de acordo com a 5ª edição do Índice Brasscom de Convergência Digital (IBCD), apresentada pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). “A educação foi diagnosticada como uma das áreas mais críticas entre as dez dimensões analisadas pelo IBCD”, afirma Nelson Wortsman, Diretor de Infraestrutura e Convergência Digital da Brasscom. O estudo aponta que apenas 85 mil estudantes concluem os cursos superiores de educação tecnológica, o que representa em torno de 18% das mais de 460 mil vagas.
Diploma_online_free-300x300

As principais razões para a evasão, segundo Sérgio Sgobbi, Diretor de Educação e Recursos Humanos da Brasscom, são: a falta de perfil em tecnologia, já que apenas 11% dos egressos de nível superior são de ciências exatas, enquanto, na China, o número é de 39%; as expectativas não realistas com relação aos cursos de TI; e a falta de base matemática na escola regular.

A baixa concorrência de alunos por vaga em cursos de graduação em tecnologia – que foi de 1,22 em 2008 - também impacta na evasão escolar. “A seleção dos alunos é diretamente relacionada à concorrência; quanto mais concorrentes, maior o grau de dificuldade para ingressar e melhor a seleção. Os alunos preparados possuem mais chances de se adaptar e acompanhar os cursos de tecnologia”, reforça Sgobbi.

A evasão escolar se reflete diretamente no mercado profissional do setor de TI que, embora empregue atualmente 600 mil pessoas, apresenta déficit de quase 92 mil profissionais para esse ano, de acordo com projeções do Observatório Softex. Mantendo-se o quadro atual, o déficit pode chegar a 200 mil em 2013. Para alcançar a meta de aumentar em 50% o peso relativo do setor de Tecnologia da Informação no PIB até 2020, o País precisa enfrentar o desafio de formar mão de obra tecnológica e com conhecimento da língua inglesa para, então, incorporar cerca de 750 mil novos profissionais ao mercado, sendo 450 mil para o mercado interno e 300 mil em atividades para exportação.

O setor de TI revela-se, portanto, como uma excelente oportunidade para um grande volume de jovens ingressantes no mercado de trabalho. Atenta a essa demanda dupla, tanto das empresas por profissionais, quanto dos jovens por formação tecnológica, a Brasscom desenvolve diversos projetos em parceria com instituições de ensino e suas associadas. Um exemplo foi o curso gratuito em TI desenvolvido em parceria com o Senai-SP e outro é o Programa de Capacitação de Surdos em TI, promovido pela Brasscom em parceria com Derdic/PUC-SP (Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação).

“A Brasscom está atuando junto ao governo e suas associadas no desenvolvimento de programas e parcerias para a formação de mão de obra qualificada e a redução da evasão escolar. TI é essencial para o desenvolvimento e a competitividade do país, mas depende de mão de obra qualificada”, afirma Antonio Gil, Presidente da Brasscom.

Fonte: TI Inside