sábado, 25 de junho de 2011

Usando a Busca do Twitter

O Twitter tem a possibilidade de se tornar uma das maiores e mais influentes janelas abertas para as massas que o mundo já viu. Seu grupo já grande e crescente de usuários publica sobre tudo,  desde notícias sobre eventos até mesmo fotos ocasionais de seu almoço. Todos esses tweets podem não ter valor algum, se você não souber como encontrar o que você precisa.

Como pesquisar

Existem mais de 200 milhões de usuários que postam constantemente sobre qualquer coisa que você puder imaginar: links de notícias importantes, reclamações de produtos, dicas de moda e inspiração, bandas favoritas, fotos de família, o que você escolher. Essas informações estão sendo divididas por diversos perfis: público em geral, celebridades, políticos, autoridades, entre outros. Mas recursos do  próprio Twitter ou de terceiros tornam muito simples vasculhar essa enorme montanha de dados, selecionando apenas as informações que você precisa.

Quer saber como está a aceitação de um produto recém-lançado ou como você está em relação ao seu competidor? Precisa monitorar tweets sobre um grande evento? Ou talvez você queira uma aproximação mais pessoal com seus clientes e fornecer suporte um-a-um quando eles postarem reclamações?

Existem muitos sites e ferramentas para monitorar o Twitter, mas vamos começar com o search.twitter.com. Essa página, parecida com a página inicial doo Google, oferece uma interface muito simples. Ela também exibe os tópicos mais publicados – assuntos que capturaram a atenção de usuários em todo o mundo.

Digite sua palavra, dê enter e lá vamos nós. Você pode procurar o nome de um produto, uma pessoa, um assunto, o nome de um perfil no Twitter ou uma hashtag – uma palavra precedida pelo símbolo “#”, como #Business.

As hashtags no Twitter são como tags no Flickr ou no Pinboard – ferramentas para identificar mensagens sobre o mesmo assunto. Você pode usar uma hashtag nos seus tweets e outros usuários poderão ver sua mensagem com a mesma tag. Você também pode rastrear as hashtags, uma técnica explicada mais abaixo.

Uma vantagem de usar o search.twitter.com é a atualização constante da página, que faz da ferramenta a melhor para buscas em tempo real. Em vez de meros resultados estatísticos do momento em que se faz a busca, ela realmente continua a monitorar menções no Twitter e alertar no topo da página a incidência de mais postagens sobre o tema buscado a serem vistas. Aplicativos para Mac, iPhone e iPad também oferecem atualização contínua nos resultados de buscas.

Uma desvantagem dessa ferramenta é que, devido ao grande volume de tweets gerados, o Twitter só permite acesso às publicações por alguns dias. Recentemente o microblog publicou que em março deste ano, os usuários enviaram 1 bilhões de tweets por semana, ou 140 milhões por dia. A busca da empresa simplesmente não consegue acompanhar o ritmo de publicações, o que é algo que o site vem tentando melhorar há mais de um ano. Em outras palavras, nossos tweets ainda estão lá: você só não pode buscar alguns dias atrás até que o site resolva o problema.

O Twitter anunciou recentemente que seus resultados de busca vão incluir também mensagens com fotos e vídeos e não apenas texto. No momento desta matéria, esse recurso ainda não estava funcionando para todos. Alguns usuários podiam ver e outros não.

Outras ferramentas

Claro, quando falamos de busca, os dois maiores nomes, como Google e Bing, também estão no jogo. As companhias fizeram acordos com o Twitter para oferecer uma faixa mais ampla de dados para a indexização dos tweets, mas os resultados podem conter erros e acertos. A maneira que você busca no Twitter também difere ligeiramente entre cada serviço.

Para usar o Google em pesquisas nas redes sociais, como Twitter, Facebook e outros, entre no google.com/realtime. Nele você pode usar combinações de palavras-chave, hashtags e nomes de usuários, além e usar outros recursos como a opção "nearby" (para procurar tweets feitos por pessoas próximas a sua posição) ou "Cronograma do Google", que permite que você especifique um período de tempo diferente de "right now". Como alternativa, você pode executar uma pesquisa típica do Google típicos e clicar no filtro em tempo real na barra lateral.

Se quiser pesquisar as menções para “iPhone” de determinado usuário, você pode ser ainda mais específico, personalizando sua busca com mais especificações, como "iPhone site: twitter.com/macworld".

A princípio, buscas em publicações mais antigas deveriam funcionar melhor na ferramenta de busca da Microsoft, o Bing. Para  isso, muitos usuários preferem usar a seção Bing.com/social. Mas o Bing também fornece um pouco mais de integração com o serviço em tempo real da lista de Trending Topics, assim como com filtros para o microblog, Facebook ou links.

Na média de erros e acertos, porém, descobri que o Google fornece resultados antigos com maior precisão. Por exemplo, ao digitar “WordPress” no Google, apareceram resultados de até o começo de abril. Ou seja,  mais de dois meses atrás. A mesma palavra no Bing não encontrou resultados.

Afie sua busca

Muito parecido com serviços como o Google, o Twitter oferece seu próprio serviço de buscas, apesar de apresentar reviravoltas únicas. Sim, dá pra procurar um frase, omitir um termo específico e usar conectivos como “e” ou “ou” para restringir sua busca. Mas os operadores do serviço de busca do Twitter também oferecem ferramentas extras para especificar elementos como localização, se o tweet inclui ou não uma pergunta, ou mesmo o humor do usuário.

A página de busca mais potente do Twitter é twitter.com/advanced, que facilita para que os usuários aumentem o poder dos operadores de busca sem precisar memorizá-los.

Nesta página você pode agregar termos específicos para criar uma busca, como nomes de usuários, variações de localização e humor. A pesquisa e a página de resultados funcionam como qualquer outro serviço de busca. Ao especificar um local, um pequeno mapa vai aparecer na barra lateral da página de resultados para garantir que o Twitter está procurando no lugar certo.

Se a busca avançada do Twitter parecer muito limitada ou se você preferir as consultas por conta própria, a empresa oferece um cheat sheet dos seus operadores de pesquisa que você pode usar no search.twitter.com e em praticamente qualquer cliente. Você pode estender sua busca por frases com hashtags, nomes com @ na frente, localizações e até mesmo smileys. Então com uma busca por: iPhone perto de: Chicago =( , você pode conseguir resultados de usuários que tiveram i-troubles ultimamente.

Recursos que podem ajudar

A ferramenta de busca do Twitter ainda oferece algumas funcionalidades extras se você realmente quiser se embrenhar na vastidão de tweets.

Bookmarks - Para começar, suas consultas de pesquisa podem ter bookmarks. Assim você pode voltar rapidamente a elas sempre que precisar da última atualização. Apenas marque a página de resultados na seção de favoritos do seu navegador e volte a elas sempre que quiser.

Widgets de Busca – O Twitter oferece algumas ferramentas básicas para transformar resultados de buscas em tempo real em widgets que você pode facilmente inserir no seu blog. Você pode usar isso para se exibir, por exemplo, mostrando os tweets sobre um evento que você está promovendo ou mensagens de clientes felizes com o seu produto. Você só precisa ir para a página de widgets do microblog e selecionar “Search Widget”. Lá você pode personalizar uma busca como já descrevi acima e o Twitter mostra uma prévia do widget, além de fornecer um código snippet que você pode colocar no seu site.

Buscas salvas em apps –
Muitos aplicativos de Mac e iOS permitem que você crie “buscas salvas” que atualizam continuamente no seu app. O Echofon para Mac ($20) e o iPhone/iPad ($5), assim como o Twitterrific para Mac, iPhone e iPad, são bons exemplos. Eles oferecem interfaces limpas e opções de buscas simples que podem ser salvas. O Echofon ainda excede o limite ao permitir que você sincronize seus tweets lidos e não lidos com o seu desktop e dispositivo móvel.

Negócios – Se você precisa de algo mais voltado para o mundo corporativo, o Hootsuite inclui um forte suporte para buscas no microblog e o monitoramento de palavras-chave. Com uma interface altamente personalizável, você pode adicionar múltiplas abas, cada uma com múltiplas colunas, ferramentas de busca, para manter olhos de águia em na multidão que está no Twitter e em outras redes. Esse recurso web completo suporta também Facebook, Linkedln e WorPress. É ótimo para usar individualmente ou em equipe, já que você pode se comunicar com a equipe e programar o horário dos tweets.

O serviço de monitoramento Klout é outra ferramenta útil, apesar de não ser especificamente uma ferramenta de busca. Este é um serviço focado em “análises pessoais”, que permite que você veja quanto influência um perfil têm em sua comunidade de seguidores. É ótimo para descobrir não apenas o que está sendo dito sobre um produto, mas também quais são os usuários mais importantes na sua comunidade, que podem ajudar a minimizar danos ou fazer mudanças benéficas.

O Trendrr pode ajudar a analisar melhor os tópicos postados no Twitter e em outros serviços. Com ela você pode ver quais foram os termos mais usados em um período de tempo, comparar a atividade de duas ou mais palavras-chave e filtrar por critérios como humor e até mesmo gênero.

Fonte: artigo de David Chartier para a CIO/USA