quinta-feira, 1 de março de 2007

Análise Técnica x Fundamentalista

Ao iniciar a participação em fóruns e listas de discussão sobre aplicações, é comum assistir duas correntes distintas se digladiarem: os Grafistas e os Fundamentalistas.

Os Grafistas são chamados assim por montarem suas estratégias baseado na Análise Técnica (ou Gráfica) de suas carteiras, avaliando os dados gerados pelas transações (preço e volume) e utilizando os gráficos resultantes para buscar padrões e assim determinar o melhor momento para comprar ou vender uma ação.

Essa técnica, para funcionar, precisa que a ação em questão tenha um grande volume de transações, pois somente assim haverá massa de testes para fazer suas estimativas. Segundo seus seguidores, tem a vantagem de não ser necessário um profundo conhecimento do mercado onde se está atuando nem da ação com a qual se irá trabalhar, bastando apenas estar disponível uma série histórica bem grande para poder gerar os gráficos. Sua fundamentação teórica é baseada em estatística.

Um grafista com quem conversei citou como maior benefício dessa técnica a possibilidade de alavancar seu capital mais rapidamente com freqüentes compras e vendas de ações. De acordo com esse trader, nos últimos anos, somente uma vez ele teve um prejuízo grande usando a AT.

Já os Fundamentalistas focam na determinação do valor da ação de uma empresa a partir de seus dados financeiros, macro-econômicos e a política monetária do país e a forma como esse conjunto irá se refletir nos preços das ações.

Usando essas informações, tentam estimar o valor real da ação, visando determinar se o momento é de compra ou de venda da mesma. Para investidores institucionais ou de grande porte, essa técnica é muito importante, pois irá determinar quais as ações possuem boas possibilidades de valorização, além do momento apropriado para descartá-las de suas carteiras.

A minha estratégia é manter metade da minha carteira em ações nas quais pretendo investir visando o longo prazo. Essas seriam escolhidas usando a Análise Fundamentalista. E o restante usarei em operações de curto prazo, onde pretendo definir o momento da compra e da venda usando a Análise Técnica.

Ficou interessado em aprender mais sobre essas duas "correntes"? Um excelente tutorial sobre Análise Técnica pode ser encontrada no site da Nelogica, enquanto que a ESTinvest disponibiliza um artigo detalhado voltado para os conceitos da Análise Fundamentalista.