Ao assistir essa edição do sempre recomendado webshow This Week in Venture Capital, do Mark Suster, resolvi destacar os pontos cruciais da entrevista. Ele é um “investidor pop” nos Estados Unidos, pois bloga constantemente com material de qualidade.
Vamos aos pontos de destaque:
Sobre pedir para o Investidor Assinar um NDA antes de você fazer o pitch
Não seja um idiota. Fazer isso vai queimar seu filme de imediato e mostra que você nem fez a sua lição de casa. A sua ideia tem muito pouco valor, pois o que conta no final do dia é a sua capacidade de execução.
Muito provavelmente o investidor já ouviu ideias bem semelhantes as suas em algum lugar e não vai querer se comprometer legalmente em “apostar” somente na sua. Lembre-se que investimento não é camaradagem. É business e você será cobrado por um retorno. Gostei quando Suster comenta no vídeo sobre o fato ser muito comum pessoas que nem se conhecem estarem trabalhando nas mesmas ideias. Portanto: foque na execução.
Eu não conheço ninguém que conhece ou que possa me fazer uma introdução
Nesse caso você precisa ter uma presença online com a sua empresa ou pessoa. De um blog a twitter, podcast a uma splash page para a sua start-up, não importa, pois se você não conhece as pessoas, trabalhe para ser conhecido. Outro ponto é que muitos investidores estão online por aí, seja no twitter em blogs, etc. Siga-os, interaja com eles e mostre que você está no campo jogando bola, mas mantenha a postura. Suster diz que não tem nada mais inapropriado que chegar via Twitter enviando link da sua start-up para o Venture Capital, sem ao menos conhecê-lo ou ter interagido.
Use e-mail, telefone e outras ferramentas menos frias. Quando as pessoas estão se expondo digitalmente e você como empreendedor não é capaz de fazer as conexões, ponto negativo. Networking é fundamental.
E não se esqueça de avisar o Diego Remus sobre a sua Start-up!
Controle suas Expectativas quando começar a fazer contatoO tempo mínimo para você receber investimento vai de 3 a 9 meses de trabalho (as vezes até mais). As negociações e avaliações junto com a papelada jurídica demoram muito tempo. Suster fala que é importante saber com quem você está falando da empresa de Venture Capital ou Gestão do Fundo de Private Equity. A velocidade das coisas podem variar se você estiver em contato com um associate junior em comparação com um diretor de portfólio. O ponto é que não existe essa visão de que depois do PowerPoint, você recebe uma maleta de dinheiro. As coisas levam tempo. Gratidão e Respeito
Lembre-se que se a sua empresa não acabar recebendo o investimento esperado você sempre deve ser grato e ter respeito. O mercado é muito pequeno e as notícias se espalham rápido. Seja cordial e independente do que acontecer, agradeça o investidor pelo tempo que ele dedicou à sua empresa. Fonte: Pedro Sorrentino - Startupi