Segundo pesquisa divulgada pelo Google na Convenção Secovi 2010 nesta terça-feira, 21/9, a empresa contratada pelo Google para condução de pesquisa entrevistou 605 pessoas no Brasil que compraram ou pesquisaram imóveis residenciais nos últimos seis meses. Destas, 51% adquiriram unidades novas e 49% usadas.
"Hoje a web é a principal fonte de informação para pesquisa e compra de imóveis residências (88%), enquanto os anúncios em jornais passaram a ocupar a segunda posição com 67%, imobiliárias e corretores correspondem a 54%, folhetos e panfletos representam 49% das pesquisas e estantes de vendas no local da construção 38%", revelou Claudia Sciama, gerente de negócios imobiliários do Google. Três tipos de sites destacam-se como os mais demandados por compradores de imóveis: sites de imobiliárias são usados por 57% dos entrevistados, 46% preferem os sites especializados em informações imobiliárias e 36% optam pelo endereço eletrônico das construtoras. "O Google é o site de busca mais requisitado para pesquisa de imóveis", afirmou. Para Cláudia, a empresa deve se preparar para receber o consumidor em qualquer meio. "Esteja pronto, on-line, para o que acontece off line e vice-versa". Mobile - Cláudia apresentou um exemplo de uma imobiliária francesa que utiliza a comunicação mobile (pelo celular) na divulgação de seus produtos. "Ao sobrepor a imagem real do imóvel, o cliente pode visualizar na tela do celular informações como preço, tamanho, entre outros, dos imóveis disponíveis na base de dados", contou Cláudia, arrancando suspiros da plateia ansiosa por conhecer a inovação. Segundo Romeo Busarello, diretor de Internet e Relacionamento com o Cliente, todos os corretores da empresa já lançam mão do celular no relacionamento com o cliente. "É a consagração do dedão, mas não foi fácil convencer o corretor", contou. Hoje, segundo ele, 38 a 40% das vendas da Tecnisa são originadas na Internet. Busarello revelou ainda que a Tecnisa investe mais de R$ 4 milhões no Google e dispõe de mais de 342 mil palavras patrocinadas, sendo que 15% com erros de português. "Infelizmente o nosso País ainda tem um número grande de analfabetos", justificou, exemplificando com a compra da palavra gravidez (com s), que custa mais caro e é mais acessada que a grafada corretamente. Vagabundo - "A Internet possui muitas oportunidades. Mas é preciso tempo para interagir com as pessoas. A internet é feita de contatos, afirmou Busarello, destacando que a Tecnisa foi a primeira empresa a vender imóveis pelo Twitter sem custo nenhum. "Contratamos um vagabundo* institucionalizado, que ganha muito bem na companhia para ficar o dia todo nas redes sociais e estimular as vendas", contou. Para ele, o segredo do sucesso na Internet está no foco. "Ou você é tarado ou é ginecologista", brincou o professor, concluindo com a máxima: "não sei o que vem pela frente, só espero que seja pela frente", disse, arrancando risos da plateia. O painel "A Atitude do Comprador de Imóveis na Internet" foi coordenado por Guilherme de Barros Monteiro Ribeiro, diretor do Secovi-SP. Acompanhe a cobertura da Convenção Secovi 2010, que vai até esta quarta-feira (22/9), na sede do Sindicato, com o tema central “Desenvolvimento Urbano e Inteligência Imobiliária”. O evento conta com patrocínio de Itaú e Supergasbrás (Top), Serasa Experian (Premium), CBRE, FTP, Gafisa, Imovelweb e Sika (Standard). *Vagabundo é a maneira carinhosa de Busarello se referir ao modo como alguns vêem aqueles que ficam navegando pelo Orkut e similares durante o expediente nas empresas. No caso, ele faz referência a Roberto Aloureiro, gerente de mídias sociais da Tecnisa, que fica o dia inteiro bisbilhotando Orkut, Twitter, Facebook e blogs.Fonte: Sindicato da Habitação
"Hoje a web é a principal fonte de informação para pesquisa e compra de imóveis residências (88%), enquanto os anúncios em jornais passaram a ocupar a segunda posição com 67%, imobiliárias e corretores correspondem a 54%, folhetos e panfletos representam 49% das pesquisas e estantes de vendas no local da construção 38%", revelou Claudia Sciama, gerente de negócios imobiliários do Google. Três tipos de sites destacam-se como os mais demandados por compradores de imóveis: sites de imobiliárias são usados por 57% dos entrevistados, 46% preferem os sites especializados em informações imobiliárias e 36% optam pelo endereço eletrônico das construtoras. "O Google é o site de busca mais requisitado para pesquisa de imóveis", afirmou. Para Cláudia, a empresa deve se preparar para receber o consumidor em qualquer meio. "Esteja pronto, on-line, para o que acontece off line e vice-versa". Mobile - Cláudia apresentou um exemplo de uma imobiliária francesa que utiliza a comunicação mobile (pelo celular) na divulgação de seus produtos. "Ao sobrepor a imagem real do imóvel, o cliente pode visualizar na tela do celular informações como preço, tamanho, entre outros, dos imóveis disponíveis na base de dados", contou Cláudia, arrancando suspiros da plateia ansiosa por conhecer a inovação. Segundo Romeo Busarello, diretor de Internet e Relacionamento com o Cliente, todos os corretores da empresa já lançam mão do celular no relacionamento com o cliente. "É a consagração do dedão, mas não foi fácil convencer o corretor", contou. Hoje, segundo ele, 38 a 40% das vendas da Tecnisa são originadas na Internet. Busarello revelou ainda que a Tecnisa investe mais de R$ 4 milhões no Google e dispõe de mais de 342 mil palavras patrocinadas, sendo que 15% com erros de português. "Infelizmente o nosso País ainda tem um número grande de analfabetos", justificou, exemplificando com a compra da palavra gravidez (com s), que custa mais caro e é mais acessada que a grafada corretamente. Vagabundo - "A Internet possui muitas oportunidades. Mas é preciso tempo para interagir com as pessoas. A internet é feita de contatos, afirmou Busarello, destacando que a Tecnisa foi a primeira empresa a vender imóveis pelo Twitter sem custo nenhum. "Contratamos um vagabundo* institucionalizado, que ganha muito bem na companhia para ficar o dia todo nas redes sociais e estimular as vendas", contou. Para ele, o segredo do sucesso na Internet está no foco. "Ou você é tarado ou é ginecologista", brincou o professor, concluindo com a máxima: "não sei o que vem pela frente, só espero que seja pela frente", disse, arrancando risos da plateia. O painel "A Atitude do Comprador de Imóveis na Internet" foi coordenado por Guilherme de Barros Monteiro Ribeiro, diretor do Secovi-SP. Acompanhe a cobertura da Convenção Secovi 2010, que vai até esta quarta-feira (22/9), na sede do Sindicato, com o tema central “Desenvolvimento Urbano e Inteligência Imobiliária”. O evento conta com patrocínio de Itaú e Supergasbrás (Top), Serasa Experian (Premium), CBRE, FTP, Gafisa, Imovelweb e Sika (Standard). *Vagabundo é a maneira carinhosa de Busarello se referir ao modo como alguns vêem aqueles que ficam navegando pelo Orkut e similares durante o expediente nas empresas. No caso, ele faz referência a Roberto Aloureiro, gerente de mídias sociais da Tecnisa, que fica o dia inteiro bisbilhotando Orkut, Twitter, Facebook e blogs.Fonte: Sindicato da Habitação