terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Smart revela o conceito elétrico Forspeed

A Smart leva ao Salão de Genebra, que acontece entre os dias 03 e 13 de março na Suíça, o conceito Forspeed. O modelo segue o mesmo estilo do CrossBlade, série especial construída pela marca em 2002, e antecipa os traços da próxima geração do ForTwo.

Com parabrisa baixo e visual de um pequeno roadster, o Forspeed foi feito para ser dirigido a céu aberto. Para os dias chuvosos, porém, a Smart providenciou uma capota que vai instalada sobre os arcos de proteção traseiros. Ao contrário do modelo de nove anos atrás, movido a gasolina, o Forspeed tem propulsão elétrica. Seu motor desenvolve 30 kW (quilowatts) vai instalado na traseira e é alimentado por baterias de íons de lítio, com potência de 16,5 kWh.

De acordo com a Smart, acelera de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos e atinge 120 km/h de velocidade máxima. A autonomia do Forspeed é de 135 quilômetros e a recarga de 80% das baterias demora somente 45 minutos em uma tomada de 220 volts.

Smart Forspeed (Foto: Divulgação)

Sem teto, janelas e maçanetas, a novidade lembra a edição Crossblade do compacto, lançada com produção limitada em 2002. Mas, segundo a fabricante, o modelo dá pistas sobre a próxima geração do fortwo, como a grade maior e mais alongada e as luzes de LED`s.

Smart Forspeed (Foto: Divulgação)

Na cabine, a novidade traz couro marrom, detalhes em branco brilhante e metal fosco. No caso de chuva, o interior do veículo é protegido por uma espécie de capa que cobre todo o veículo ou apenas o lado do passageiro. O ocupante também pode interagir com o iPhone em um compartimento próprio para o aparelho.

Smart Forspeed (Foto: Divulgação)

O Forspeed é equipado com um motor elétrico de 41 cv que garante autonomia de 136 km.

Smart Forspeed (Foto: Divulgação)

Fonte: Auto Esporte