A Dynamo, agência porto-alegrense voltada à otimização de sites e links patrocinados, aposta no home office para crescer 20% em 2010. Mais da metade do time – 14 pessoas em uma equipe de 24 funcionários - já trabalha baseada em casa.E até o momento os resultados são positivos: a empresa cresceu 7% somente neste primeiro trimestre, segundo Pedro Superti, fundador da agência que tem nomes como Universal Music e Senac na carteira de clientes. “Procuramos clientes que tenham também esse perfil. Se ele é tão preso a paradigmas de administração dos anos 70 que não consegue se sentir confortável com nosso perfil de trabalho, existem outras agências que possuem um perfil mais próximo do que ele busca e tenho certeza que poderão atendê-lo melhor”, declara Superti.Ainda segundo ele, se apostar em home office causava certo preconceito em 2006, quando a agência foi fundada, hoje a característica tem se tornado diferencial. “Para entregar o melhor resultado para o cliente, precisamos contratar pessoas com o máximo de experiência e know-how possível. Neste cenário, contratar uma pessoa local menos qualificada e deixar de contratar outra melhor qualificada e que mora em outra cidade é um desfavor à agência, ao cliente e ao mercado”, declara o profissional que fundou a Dynamo logo após voltar do exterior, onde faz cursos de especialização.Após estudar Marketing de Consumo por dois anos no Japão, Superti passou uma temporada nos Estados Unidos cursando Business Management.Conforme o diretor, ele aprendeu a mentalidade aberta do norte-americano, que, em sua definição, não se prende tanto a convenções e ao “status quo” - se tem a chance de inovar para conseguir o que quer, dá um jeito.Foi na mesma época que o empreendedor conheceu nomes como Seth Godin, Stephen Covey e Rich Scheffren e trabalhou para agências digitais como web designer e gerente de contas.
Superti afirma que trouxe na bagagem os pilares do que gostaria de fazer em sua própria empresa, e o conceito de equipes virtuais estava entre eles. “Foi quando pude ver pela primeira vez o poder da fusão entre o comportamento humano e o alcance da Internet. Lá pude ver de perto todo o desenvolvimento do movimento web 2.0 e como empresas fizeram fortunas usando estes dois elementos”, comenta. Escritório virtual
O modelo da Dynamo consiste em uma estrutura mista que, segundo Superti, proporciona o melhor dos dois mundos. Deste modo, posições de atendimento, planejamento e gerência são presenciais, para diminuir a chance de erros de comunicação. Uma vez que os planos de ação para cada projeto foram estabelecidos e aprovados pelo cliente, é acionada a equipe de desenvolvedores e consultores externos. E para que o modelo funcione, a equipe é formada por pessoas auto-gerenciáveis, afirma o diretor.“Como não há um supervisor, prezamos menos pela técnica, uma vez que há treinamento posterior, e mais por fatores como senso de responsabilidade, comunicação clara, responsabilidade, pensamento coletivo e assertividade”, declara o profissional.Além disso, todos os processos seguem um passo a passo padrão, para que se possa mensurar corretamente o número de horas envolvidas em cada etapa.Presente ou produtivo?
Superti explica ainda que, do ponto de vista do empresário, a equipe virtual elimina a “ilusão de produtividade” que se pode ter ao ver as equipe correndo, falando ao telefone e mexendo nos papéis em sua mesa.“Estar ocupado, não significa ser produtivo. São somente os resultados que pagam as contas no final do mês”, taxa ele.Escassez
O diretor também declara que há dificuldade em encontrar profissionais de SEO e SEM com o perfil certo e com o conhecimento técnico necessário, especialmente em Porto Alegre. Deste modo, a empresa contrata profissionais de áreas relacionadas, como programação, análise de sistemas, webdesign e jornalismo, e depois pode treiná-los. “Temos uma intranet riquíssima em recursos como artigos, vídeos e tutorias. Assim, a pessoa pode aprender a teoria, executar alguns teste para aplicação prática e lentamente começar a receber tarefas referentes aos projetos, gradativamente recebendo mais e mais até eventualmente assumir uma posição de líder de equipe ou gerente”, explica.Cases
A Dynamo posicionou um hotsite especial da Universal para a cantora pop Riahnna no Brasil em primeiro lugar nas buscas, antes mesmo do site oficial da cantora. O hotsite, aliás, aumentou significativamente a visitação ao website da artista. Além disso, uma campanha criada para o Senac, aumentou consideravelmente o número de inscritos nos cursos da instituição. Entretanto, o case que Superti destaca como um dos principais para a agência é o nada convencional projeto para uma empresa de fitas adesivas.A companhia, que tinha experiência zero em Internet, dependia de dezenas de representantes em todo o Brasil. O trabalho da Dynamo transferiu a demanda para a web, otimizou as páginas de vendas e apostou em Links Patrocinados.Em menos de um ano, a fabricante de adesivos reduziu o número de representantes regionais para três e centralizou as vendas no site e no tele-vendas.“Isso resultou em um aumento de quase 70% das vendas e 380% de novos clientes. A companhia abriu um nova fábrica na zona franca de Manaus e hoje é líder de mercado no Brasil”, comenta Superti.Mercado
Ainda não há números consolidados no Brasil sobre o home office, mas nos Estados Unidos cerca de seis milhões de pessoas trabalham regularmente em casa, sendo que mais da metade são profissionais liberais.
De acordo com relatos, a Sun Microsystems, por exemplo, economiza em torno de US$ 70 milhões anualmente com esse tipo de iniciativa.
Empregos que prestam serviço de suas casas para Best Buy, JD Edwards e American Express produzem de 20% a 40% mais do que os trabalhadores que se locomovem até as sedes das empresas, segundo a pesquisa "Undress for Success - The Naked Truth about Working From Home", conduzida por Kate Lister e Tom Harnish.Fonte: Baguete Diário
O modelo da Dynamo consiste em uma estrutura mista que, segundo Superti, proporciona o melhor dos dois mundos. Deste modo, posições de atendimento, planejamento e gerência são presenciais, para diminuir a chance de erros de comunicação. Uma vez que os planos de ação para cada projeto foram estabelecidos e aprovados pelo cliente, é acionada a equipe de desenvolvedores e consultores externos. E para que o modelo funcione, a equipe é formada por pessoas auto-gerenciáveis, afirma o diretor.“Como não há um supervisor, prezamos menos pela técnica, uma vez que há treinamento posterior, e mais por fatores como senso de responsabilidade, comunicação clara, responsabilidade, pensamento coletivo e assertividade”, declara o profissional.Além disso, todos os processos seguem um passo a passo padrão, para que se possa mensurar corretamente o número de horas envolvidas em cada etapa.Presente ou produtivo?
Superti explica ainda que, do ponto de vista do empresário, a equipe virtual elimina a “ilusão de produtividade” que se pode ter ao ver as equipe correndo, falando ao telefone e mexendo nos papéis em sua mesa.“Estar ocupado, não significa ser produtivo. São somente os resultados que pagam as contas no final do mês”, taxa ele.Escassez
O diretor também declara que há dificuldade em encontrar profissionais de SEO e SEM com o perfil certo e com o conhecimento técnico necessário, especialmente em Porto Alegre. Deste modo, a empresa contrata profissionais de áreas relacionadas, como programação, análise de sistemas, webdesign e jornalismo, e depois pode treiná-los. “Temos uma intranet riquíssima em recursos como artigos, vídeos e tutorias. Assim, a pessoa pode aprender a teoria, executar alguns teste para aplicação prática e lentamente começar a receber tarefas referentes aos projetos, gradativamente recebendo mais e mais até eventualmente assumir uma posição de líder de equipe ou gerente”, explica.Cases
A Dynamo posicionou um hotsite especial da Universal para a cantora pop Riahnna no Brasil em primeiro lugar nas buscas, antes mesmo do site oficial da cantora. O hotsite, aliás, aumentou significativamente a visitação ao website da artista. Além disso, uma campanha criada para o Senac, aumentou consideravelmente o número de inscritos nos cursos da instituição. Entretanto, o case que Superti destaca como um dos principais para a agência é o nada convencional projeto para uma empresa de fitas adesivas.A companhia, que tinha experiência zero em Internet, dependia de dezenas de representantes em todo o Brasil. O trabalho da Dynamo transferiu a demanda para a web, otimizou as páginas de vendas e apostou em Links Patrocinados.Em menos de um ano, a fabricante de adesivos reduziu o número de representantes regionais para três e centralizou as vendas no site e no tele-vendas.“Isso resultou em um aumento de quase 70% das vendas e 380% de novos clientes. A companhia abriu um nova fábrica na zona franca de Manaus e hoje é líder de mercado no Brasil”, comenta Superti.Mercado
Ainda não há números consolidados no Brasil sobre o home office, mas nos Estados Unidos cerca de seis milhões de pessoas trabalham regularmente em casa, sendo que mais da metade são profissionais liberais.
De acordo com relatos, a Sun Microsystems, por exemplo, economiza em torno de US$ 70 milhões anualmente com esse tipo de iniciativa.
Empregos que prestam serviço de suas casas para Best Buy, JD Edwards e American Express produzem de 20% a 40% mais do que os trabalhadores que se locomovem até as sedes das empresas, segundo a pesquisa "Undress for Success - The Naked Truth about Working From Home", conduzida por Kate Lister e Tom Harnish.Fonte: Baguete Diário
http://cognostech.posterous.com/
http://www.tweeter.com/ramonritter