segunda-feira, 8 de março de 2010

Cloud Computing aumentará uso de aplicativos por empresas

De acordo com consultor em TI, esse cenário vai obrigar um enxugamento na infraestrutura das organizações e representa desafio para controle de soluções na nuvem

A chegada do padrão de cloud computing ao mercado representa a maior mudança no modelo de negócios das empresas desde que a internet foi disseminada de forma massiva. A opinião é do Chief Executive Offcer (CEO) da consultoria em TI HiperStratus, Bernard Golden. Ele acredita que o maior fenômeno gerado por esse modelo será uma redução de custos sem precedentes na história. "E que justamente deve encorajar as empresas a experimentar cada vez mais aplicativos na nuvem", analisa Golden.

Para o especialista, há uma expectativa de que isso não só leve as empresas a migrarem boa parte dos seus aplicativos para a nuvem, como também faça com que elas experimentem um número maior de soluções, por conta da facilidade de pagar pelo uso e pelo próprio preço reduzido das ofertas. "Não me surpreenderia ao ver um aumento de até dez vezes no número de aplicações que rodam hoje na maior parte das organizações", prevê o especialista.

Ainda de acordo com ele a explosão das aplicações na nuvem vai obrigar a um remanejamento da infraestrutura de TI. Isso porque, por conta da virtualização dos equipamentos, as empresas terão muitos equipamentos e equipes ociosas, o que tende a gerar uma consolidação dos departamentos de tecnologia. Mas, por outro lado, os gerentes de aplicação e equipe que cuida da parte operacional terá um papel essencial nesse novo cenário ao cuidar da performanece e da estabilidade das soluções fornecidas no modelo de cloud computing.

Para o CIO, por sua vez, o cenário não deve ser nada animador, na opinião de Golden. "Será muito difícil para o gestor de TI ter o controle da situação quando os aplicativos não pararem de se multiplicar", alerta o especialista, que acrescenta: "E ele, obrigatoriamente, terá de frear o desenvolvimento de novas soluções e, mais uma vez, será considerado um profissional cuja função é proibir os usuários."

Fonte: ComputerWorld

Posted via email from Ramon E. Ritter