Criado no mês passado, projeto não tem fins lucrativos e possibilita que pessoas façam pedidos de doação.
Uma rede social criada com o objetivo de estimular a doação de sangue. Essa é a missão do Veia Social, projeto sem fins lucrativos que entrou no ar há pouco mais de três semanas.
Criada via Twitter pelos empresários Lula Ribeiro, Laila Sena e Oscar Ferreira, a proposta é facilitar o encontro entre doadores e receptores de sangue. A ideia nasceu depois de Laila necessitar de cerca de 40 bolsas de sangue para um tratamento pelo qual passava.
O Veia Social conta com um site, galeria de fotos, vídeos, blog e outras ferramentas interativas. No site, há divulgação de locais onde ocorrem as coletas de sangue e a possibilidade de envio de pedidos de doação. "A divulgação de nossas ações se dá pelo Twitter, Facebook e via sites e portais, que apoiam a ideia e nos ajudam. Estamos tentando fechar um parceria com o Ministério da Saúde, com o objetivo de expandir o projeto”, afirma Oscar Ferreira.
Rede vermelha
Para fazer parte do Veia Social, é necessário preencher um cadastro no site. As contas são integradas ao Twitter, pelo qual vídeos e fotos postados se tornam públicos. Os usuários que efetuarem um pedido de doação devem completar um formulário com todas as informações, como tipo de sangue. Todas os dados são analisados e encaminhados para os canais de comunicação da rede.
“Existe uma equipe que recebe as solicitações de pedidos e que fica responsável pela veiculação de informações. A solicitação será publicada em um post no Veia Social e encaminhada para o perfil oficial da instituição no Twitter e no Facebook”. De acordo com Ferreira, o site conta atualmente com cerca de 300 membros. A estimativa de seus desenvolvedores é de que até outubro deste ano a rede já esteja abastecida com 2500 participantes de todo o País.
Fonte: IDG Now