quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Carro Conceito da VW faz 111 km/l

Para os proprietários de carro preocupados com o consumo do veículo e baixíssima poluição, a Volkswagen criou um carro que é um sonho de consumo, o XL1.

Volkswagen
Volkswagen XL1 tem frente agressiva e transporta apenas duas pessoas

Em um país onde se esbanja dinheiro com construções astronômicas e superesportivos beberrões, a Volkswagen decidiu apostar em algo contrário. A montadora alemã utilizou o Catar para apresentar seu mais novo conceito, o híbrido XL1, focado na economia de combustível. Trata-se de uma evolução do L1, mostrado pelos alemães em 2009, que utiliza um motor a diesel e outro elétrico.

De cara, o XL1 chama atenção pelo visual compacto, já que transporta apenas duas pessoas. As linhas modernas, sobretudo na dianteira, lembram o superesportivo Audi R8 em menores proporções. Sob o capô, ele utiliza um motor dois cilindros TDI de 800 cc, a diesel, capaz de render 48 cv de potência. Junto dele, está um motor elétrico, movido a bateria de íon lítio, com 20 kW, algo próximo dos 30 cv.

Volkswagen
Lanternas também apostam em visual extravagante, enquanto rodas traseira são cobertas

Juntos os propulsores prometem rodar 111 km com um litro de diesel, algo extremamente relevante para um carro urbano. Além disso, ele atende as normas de emissão Euro 6, despejando na atmosfera apenas 24 g de CO2 a cada quilômetro rodado. Segundo a marca, o carro chega aos 100 km/h em 11,9 segundos e consegue atingir a velocidade máxima de 160 km/h.(mais do que a maioria dos carros 1.0 que encontramos no Brasil). Seu peso é de 795 kg, graças a sua carroceria em fibra de carbono.

Volkswagen
XL1 transporta apenas duas pessoas em seu pequeno cockpit


Tela na porta do motorista projeta imagens da câmera traseira e faz o papel do retrovisor