segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

McAfee Internet Security 2011: barato, mas ineficaz

O McAfee Internet Security 2011 é um dos pacotes de segurança mais em conta que você vai encontrar no mercado. Um kit com licenças de uso para três PCs pode ser encontrado por cerca de R$ 120. Entretanto, temos que avisar que seu desempenho no bloqueio, detecção e remoção de malware é apenas mediano.

O pacote teve um ótimo desempenho na detecção de malware conhecido, reconhecendo 98.7 porcento de nossas amostras. Mas as coisas vão por água abaixo a partir daí. Ele só impediu 17 de 25 ataques no mundo real, o que o colocou em último lugar entre os 13 aplicativos de segurança que testamos recentemente. Isso significa que ele terá dificuldade em bloquear novas ameaças. O McAfee também teve o pior número de falsos positivos em nossos testes, apontando arquivos seguros como ameaças 10 vezes mais que os concorrentes. E a taxa de sucesso de 60% na remoção de componentes ativos de malware em sistemas já infectados também o colocou na lanterninha entre todos os programas.

Também tivemos pouco a elogiar em nossos testes de velocidade de varredura. Ele ficou em oitavo e nono lugar, respectivamente, nas varreduras sob demanda (iniciadas pelo usuário) e no acesso (quando um arquivo é aberto ou salvo por um programa ou pelo sistema operacional). Mas há uma boa notícia: o McAfee teve impacto mínimo no desempenho de nosso PC de testes.

A interface do McAfee é um tanto incomum, mas ainda assim relativamente fácil de usar. Por exemplo, não há uma forma aparente de iniciar manualmente uma varredura no PC: ela só é visível se você clicar nas opções “Varredura em Tempo Real” e “Proteção contra Vírus e Spyware”.

mcaffee_2011_gui-360px.jpg

McAfee Internet Security 2011: interface incomum

Estranhamente, só há opções de varredura na última delas, embora em ambas seja possível agendar a operação. Aliás, o McAfee Internet Security tem poucas opções de configuração, mas a maioria delas funciona bem como está “de fábrica”.

Além da tradicional proteção contra Firewall e Spam, o McAfee Internet Security inclui vários extras, entre eles controles para os pais, uma ferramenta de backup online, um desfragmentador de disco e um software para remoção segura de arquivos. Não ficamos empolgados com a ferramenta de otimização “QuickClean PC” instalada por padrão, que promete “eliminar arquivos desnecessários, como programas ActiveX antigos”. Alguém se importa com isso?

O bom desempenho do McAfee na detecção de malware conhecido faz com que ele mereça alguma consideração, mas seu fraco resultado no bloqueio de ameaças no mundo real e tendência a exagerar nos falsos positivos nos fazem parar para pensar se o preço baixo é mesmo um bom negócio.

Fonte: PC World