terça-feira, 9 de novembro de 2010

Como converter e-books de qualquer formato para o iPad

O leitor Duane Campbell gostaria de ler alguns e-books mais antigos em seu iPad.

"Tenho alguns livros eletrônicos antigos em diferentes formatos. Alguns funcionam no meu iPad e outros não. Há alguma maneira de converter esses arquivos para que possam ser lidos no tablet?"

Para começar, vale lembrar que o aplicativo iBooks possui suporte para documentos eletrônicos em PDF e EPUB. Para transferir esses arquivos para o iPad, basta arrastá-los para a biblioteca do iTunes e eles serão inseridos na lista de livros do player. Feito isso, o usuário pode selecioná-los para sincronização na aba Books, que aparece quando o iPad está conectado ao Mac.

Caso os e-books não estejam disponíveis nesses dois formatos, há o Calibre, um utilitário open-source que consegue converter a partir de vários formatos (CBZ, CBR, CBC, CHM, EPUB, FB2, HTML, LIT, LRF, MOBI, ODT, PDF, PRC, PDB, PML, RB, RTF, SNB, TCR, TXT) para outros de tipos de arquivo (EPUB, FB2, OEB, LIT, LRF, MOBI, PDB, PML, RB, PDF, SNB, TCR, TXT) – neste caso, utilizaremos o EPUB. 

 

calibre_390.jpg
 Gratuito: o Calibre é compatível com muitos formatos para conversão e não é preciso pagar por isso


Além de converter, é possível redimensionar o tamanho das fontes, detectar e criar capítulos e tabelas de conteúdo, pegar informações como título, autor, sinopse e imagem de capa diretamente da Internet. Dentro do próprio Calibre é possível sincronizar os e-books selecionados para um iPad, iPhone ou iPod Touch.

Fonte: Macworld / EUA