Inspirados em modelo americano, os sites de compra coletiva se multiplicaram: hoje já são mais de 15, oferecendo serviços com até 90% de desconto aos milhares de usuários cadastrados. Mas será que esse é um bom negócio para os empresários participantes?
por Elisa Correa “OS SITES DE COMPRA COLETIVA NÃO SÃO UMA MODA PASSAGEIRA, E SIM UM MODELO DE NEGÓCIO” - Julio Vasconcellos, do Peixe Urbano
Durante os últimos cinco anos, quando viveu nos Estados Unidos, o economista Julio Vasconcellos, 29 anos, viu nascer o fenômeno dos sites de compra coletiva. O primeiro deles foi o GroupOn, criado por Andrew Mason em 2008. A ideia era simples: oferecer promoções a grupos de usuá rios cadastrados. O site funciona como um intermediário que negocia com as empresas descontos para determinados itens. Depois, divulga a oferta via e-mail às pessoas cadastradas. A promoção fica disponível por pouco tempo e precisa ser comprada por um grupo de consumidores. O site ganha uma comissão, que varia de 30% a 50%, e o usuário recebe um voucher para usar o serviço. De volta ao Brasil, Vasconcellos fundou, ao lado de Alex Tabor e Emerson Andrade, o Peixe Urbano, site de compra coletiva que começou a funcionar em março. Seis meses depois, atingiu a marca de 1 milhão de pessoas cadastradas. O Peixe Urbano não está sozinho: já passam de 15 os sites de compra coletiva no Brasil. O ClickOn, fundado por Marcelo Macedo e mais dois sócios, já alcançou o número de 700 mil pessoas cadastradas. Resta saber até que ponto essas promoções são vantajosas para os empreendedores.
“ESSE TIPO DE SITE TIRA A PESSOA DA FRENTE DO COMPUTADOR E A LEVA PARA DENTRO DA EMPRESA” - Marcelo Macedo, do Clickon
TESTADO E APROVADO | Conheça aqui a experiência de empresas que ofereceram serviços nos sites de compra coletiva | |
| KANJI SUSHI LOUNGE Restaurante japonês criado há seis anos, com duas unidades em São Paulo OFERTA: rodízio de sushi, de R$ 52,90 por R$ 20,90 ONDE ANUNCIOU? ClickOn. RETORNO Foram vendidos 2.980 vouchers com validade de 45 dias após a promoção. RESULTADO Até 12 de setembro, 1.303 clientes que compraram a promoção no site foram até o restaurante para aproveitar a oferta. Para cada cupom apresentado compareceram 2,3 pessoas. QUANTO SAIU? "O custo do bufê é de, em média, R$ 30. Tomei a decisão de transformar minha verba de marketing em descontos para os clientes." POR QUE ANUNCIOU? "Vejo o desconto como uma possibilidade de o cliente experimentar meu restaurante, gostar e depois voltar, pagando o preço normal. E ainda indicar aos amigos." |
| GELATERIA PARMALAT Franquia da sorveteria no Shopping Vila Olímpia, em São Paulo OFERTA: um petit gâteau + uma bola de sorvete de qualquer sabor, de R$ 13,50 por R$ 6,75 ONDE ANUNCIOU? Clube Urbano. RETORNO 3.927 cupons vendidos. A promoção foi ao ar no dia 1º de setembro e os cupons podem ser utilizados até 11 de novembro. RESULTADO Até agora, 770 pessoas já usaram os cupons. A metade não conhecia a sorveteria. QUANTO SAIU? "Posso dizer que empatei, mas tive de contratar mais um funcionário para conseguir manter a qualidade do atendimento." POR QUE ANUNCIOU? "Como a marca já é forte, a ideia era avisar as pessoas de que a Gelateria estava no shopping, que é novo. É uma forma de marketing simpática. Com o desconto, o consumidor tem a oportunidade de experimentar meu produto." |
| VIMAX Spa e salão de beleza de luxo aberto há nove meses no Shopping Vila Olímpia, em São Paulo OFERTA: lavagem, corte e escova, de R$ 191 por R$ 50 ONDE ANUNCIOU? Clube Urbano. RETORNO 1.004 cupons vendidos. A oferta foi anunciada no dia 18 de agosto e pode ser usada até novembro, de segunda a quinta. RESULTADO Até dia 16 de setembro, 250 pessoas tinham ido ao Vimax. Muitas contrataram outros serviços além da promoção e já voltaram. QUANTO SAIU? "O valor da oferta estava bem abaixo da minha margem de custo. Mas é uma ferramenta muito rápida: em 24 horas, ganhei 1.004 novos clientes. Se eu conseguir fidelizar 10% deles, já é um grande negócio." POR QUE ANUNCIOU? "Para divulgar meu negócio, que é novo e tem um conceito diferente, e para movimentar os dias de semana, mais tranquilos." |
| LE BRONX Sanduicheria e bistrô fundado em 2008 no Leblon, Rio de Janeiro OFERTA: quatro chopes (200 ml) + dois tipos de petisco no happy hour, até as 20h30, de R$ 69,40 por R$ 19,90 ONDE ANUNCIOU? Peixe Urbano. RETORNO Foram vendidos 3.929 vouchers com validade de agosto de 2010 a fevereiro de 2011. RESULTADO 40% das pessoas que compraram a oferta já apareceram, sempre acompanhadas. Na média, gastam no Le Bronx R$ 20, além do que pagaram no cupom. QUANTO SAIU? "Tive que investir para fazer a promoção, mas no próprio dia do anúncio tivemos um aumento significativo de visitas no site da sanduicheria. Vejo isso como uma bela forma de divulgação." POR QUE ANUNCIOU? "Queria atrair clientes para o horário de menor movimento, que é o de fim de tarde." |
| CLUB CAPELLI & SPA Salão de beleza e spa de luxo com três unidades no Rio de Janeiro OFERTA: escova de brilho com efeito espelhado, de R$ 150 por R$ 29 ONDE ANUNCIOU? Imperdível. RETORNO Em seis horas, foram vendidos 650 cupons, o teto estabelecido pelo Club Capelli.RESULTADO A oferta, anunciada em julho, vale até novembro. No dia 16 de setembro, cerca de metade dos vouchers já tinha sido usada. Muitos clientes contrataram outros serviços do salão no dia da escova. QUANTO SAIU? "Além da comissão de 50% paga ao site, trabalhei muito abaixo do meu custo. Fiz um investimento em divulgação." POR QUE ANUNCIOU? "Queria disseminar a filosofia do meu salão, que é o tratamento dos cabelos. E deu muito certo. Vários clientes que vieram fazer a escova com desconto fecharam pacotes de tratamento e já voltaram." |
| SWEET BRAZIL Fábrica de chocolates finos criada na capital paulista em 1986, tem loja própria onde funciona um café OFERTA: bolo de brigadeiro ou de bem-casado, de R$ 58 por R$ 19,90 ONDE ANUNCIOU? Imperdível. RETORNO 1.018 cupons vendidos. Os clientes podem retirar o bolo na loja até novembro. RESULTADO Até 13 de setembro haviam sido entregues 200 bolos.QUANTO SAIU? "Como o site cobra 50% de comissão sobre o total vendido e ofereci o bolo a um preço abaixo do custo, no final acabou sendo mesmo um investimento em marketing. Acredito que funcionou como um chamariz." POR QUE ANUNCIOU? "Porque queria tornar minha marca mais conhecida. Quem comprou a oferta precisa vir até a loja para buscar o bolo, e daí acaba conhecendo também os outros produtos." |