quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O HTML5 matou o Silverlight?

Segundo a Microsoft, "O Silverlight é uma poderosa plataforma de desenvolvimento para criar aplicativos atraentes e interativos para Windows, web e dispositivos móveis". O Silverlight, lançado em 2007 e atualmente na versão 4, fornece um plug-in para executar animações e vídeos tanto no Windows quanto no Mac e nos principais browsers do mercado. E é a versão da Microsoft para o Flash.


O Silverlight é bom. Os vídeos possuem muitas vezes um tamanho de arquivo menor e qualidade superior aos seus equivalentes em Flash. O SEO é possível, e o runtime é o do .NET. Então os desenvolvedores podem escolher a linguagem que preferem e aproveitar o expertise existente. A Microsoft também oferece várias ferramentas decente como apoio ao  Silverlight, incluindo o Expression e Visual Studio 2010.

O Flash ganha do Silverlight em vários ítens, porém o principal é que ele é o mais usado. O Flash começou a 10 anos e está disponível em mais plataformas. Também está incluído dentro da instalação padrão de diversos navegadores, e é parte das ferramentas de designer da Adobe. Na web, o uso do Silverlight está bem atrás do Flash.

Mudança de ênfase na Microsoft

O futuro do Silverlight foi questionado esta semana, após o Microsoft Professional Developers Conference. Não houve palestras sobre a tecnologia e Bob Muglia, presidente da Divisão de Servidor e Ferramentas, foi citado dizendo que "nossa estratégia mudou para HTML5".

Compreensivelmente, isso causou um caos na comunidade Silverlight. Muitos foram os comentários falando que a Microsoft pretende abandonar a tecnologia.

O HTML5 não é um Flash / Silverlight Killer!

Nos referimos ao termo de marketing "HTML 5" para as tecnologias modernas inclusas nos navegadores atuais e que antes teriam exigido Flash ou Silverlight para funcionar. O HTML 5 é, portanto, citado como o sucessor de padrão aberto para os plug-ins.

No entanto, as tecnologias não são mutuamente exclusivas. Se você estiver feliz usando o Flash ou Silverlight agora, por que você deveria adotar o HTML 5? Precisam haver benefícios fortes para justificar o abandono de seu código atual.

Também precisamos considerar os navegadores antigos que, ironicamente, pertencem à Microsoft. Embora seja possível usar HTML5 hoje, o IE6, 7 e 8 nunca vão entender muitas das novas TAG's. Que tecnologia oferecerá uma alternativa para isso?

E por último, o HTML5 será sempre superado por novas funcionalidades que a Microsoft e a Adobe poderão implementar no Silverlight e Flash. Fabricantes de browsers podem fazer o mesmo, mas isso levará meses - senão anos - antes de outros vendedores seguirem o exemplo e o recurso torna-se um padrão reconhecido.

O Silverlight Morreu?

A Microsoft lidou mal com a (falta de) publicidade do Silverlight. A empresa fez pouco para tranquilizar os desenvolvedores existentes, ao dizer que eles devem esperar mais cinco meses para saber novidades na MIX 2011. Isso deixou os desenvolvedores num limbo. O alvoroço gerou posts tanto de Bob Muglia quanto de Steve Ballmer para esclarecer o compromisso da Microsoft com o Silverlight.

A meu ver, o problema surge da obsessão da Microsoft com qualquer tecnologia que está em voga. Apesar do seu tamanho, a empresa muda o foco para um novo produto ou conceito a cada poucos anos. Atualmente é o HTML 5 e estão promovendo-o como "a" solução de desenvolvimento multi-plataforma. Mesmo com o IE9 a menos de 6 meses do lançamento, eles ainda não produziram sólidas ferramentas de desenvolvimento HTML5.

A orientação da empresa é louvável, mas ela muitas vezes ofusca seus produtos existentes e sua comunidades de usuários. Não precisava ter sido assim: HTML e Silverlight não são produtos concorrentes (mesmo que essa tenha sido a intenção original da Microsoft). Há características que você poderia fazer em qualquer um, mas ambas têm prós e contras.

O Silverlight não está morto. É a plataforma de desenvolvimento para o Windows Phone e continua a ser um plug-in seguro para mídia rica. É parte da família. NET e a Microsoft não irá abandoná-la tão cedo. Se você está atualmente desenvolvendo aplicações Silverlight, não há razão para mudar. Contudo, após esse anúncio, suspeito que muitas empresas irão reconsiderar suas opções.

Por fim, lembre-se que a TI é um dos setores que sofre maiores mudanças. Tecnologias sobem e caem constantemente, sendo é impossível prever o futuro. Utilize a melhor tecnologia para a tarefa você tem em mãos e você não irá errar.

Fonte: SitePoint