Desenvolvedores de aplicativos acreditam cada vez mais que a plataforma do Android, da Google, tem uma melhor visão de longo prazo do que a plataforma do iOS, da Apple, mesmo que este esteja mais bem posicionado em termos de vendas. Estas descobertas são resultado da última pesquisa com 2,363 mil desenvolvedores conduzida pela Appcelerator, produtores da plataforma móvel cross Titanium cross-platform, e da empresa de pesquisa IDC. A diferença é que a percentagem daqueles que consideram o sistema do Google melhor em longo prazo cresceu em 10% nos últimos três meses. Em junho de 2010, 54% apostavam no Android nesta análise, contra 40,4% que citavam o iOS. Em setembro deste ano, as fatias eram de, respectivamente, 58,6% e 34,9%.
Este “lapso de fé” vem apesar da decisão da Apple de abandonar regras controversas de desenvolvimento em abril, as quais colocavam restrições nas formas como os aplicativos móveis de iOS eram criados. Nível de interesseMas a Apple não deixará barato. O iPhone é o dispositivo móvel mais popular e o iPad tomou o lugar do Android no segundo lugar de popularidade.A percentagem de desenvolvedores que se dizem muito interessados em produzir plataformas móveis específicas ou dispositivos são as seqguites: iPhone (92%);iPad (84%); Android (82%); Android tablet (62%); BlackBerry (34%); Windows Phone 7 (28%); webOS phone (16%); webOS tablet (16%); BlackBerry tablet (16%); Symbian (13%); MeeGo (7%); e Kindle (7%). Marca forteO Android tem uma marca mais forte como sistema operacional que o iOS: 57% acreditam que o sistema do Google é melhor, comparado a 36% que preferem o rival da Apple. Além disso, o primeiro é consideravelmente tido como mais aberto que o segundo, com as participações em 85% e 6%, respectivamente.
O brilho do Adroid está intimamente ligado ao potencial de conectar uma variedade de dispositivos de uma multidão de fabricantes de eletrônicos. Cerca de 72% dos desenvolvedores acreditam que o Android “é o melhor posicionado para poder uma grande quantidade e variedade de dispositivos conectados no futuro", contra 25% que dizem o mesmo sobre o IOS. Dessa forma, os desenvolvedores, em suma, acreditam que a TV do Google antecipará a presença do Android em uma variedade de outros dispositivos, como computadores tablet. Já o iOS, por conta da Apple TV, pode se tornar significativo para além do iPhone, iPad, iPod. Mas o sistema da Apple não deve ser tão onipresente quanto seu rival. Ainda assim, dadas as margens de sua fabricante, a empresa pode dar ao luxo de ficar para trás do Android em vendas unitárias, enquanto o mercado de dispositivos continua a crescer.
Este “lapso de fé” vem apesar da decisão da Apple de abandonar regras controversas de desenvolvimento em abril, as quais colocavam restrições nas formas como os aplicativos móveis de iOS eram criados. Nível de interesseMas a Apple não deixará barato. O iPhone é o dispositivo móvel mais popular e o iPad tomou o lugar do Android no segundo lugar de popularidade.A percentagem de desenvolvedores que se dizem muito interessados em produzir plataformas móveis específicas ou dispositivos são as seqguites: iPhone (92%);iPad (84%); Android (82%); Android tablet (62%); BlackBerry (34%); Windows Phone 7 (28%); webOS phone (16%); webOS tablet (16%); BlackBerry tablet (16%); Symbian (13%); MeeGo (7%); e Kindle (7%). Marca forteO Android tem uma marca mais forte como sistema operacional que o iOS: 57% acreditam que o sistema do Google é melhor, comparado a 36% que preferem o rival da Apple. Além disso, o primeiro é consideravelmente tido como mais aberto que o segundo, com as participações em 85% e 6%, respectivamente.
O brilho do Adroid está intimamente ligado ao potencial de conectar uma variedade de dispositivos de uma multidão de fabricantes de eletrônicos. Cerca de 72% dos desenvolvedores acreditam que o Android “é o melhor posicionado para poder uma grande quantidade e variedade de dispositivos conectados no futuro", contra 25% que dizem o mesmo sobre o IOS. Dessa forma, os desenvolvedores, em suma, acreditam que a TV do Google antecipará a presença do Android em uma variedade de outros dispositivos, como computadores tablet. Já o iOS, por conta da Apple TV, pode se tornar significativo para além do iPhone, iPad, iPod. Mas o sistema da Apple não deve ser tão onipresente quanto seu rival. Ainda assim, dadas as margens de sua fabricante, a empresa pode dar ao luxo de ficar para trás do Android em vendas unitárias, enquanto o mercado de dispositivos continua a crescer.