Interrupções nos processos-chave de negócios e reclamações constantes dos usuários sobre tempo de resposta lento e usabilidade ruim das aplicações. Estas são as questões que mais causam dor de cabeça para os departamentos de TI das organizações, de acordo com estudo da consultoria Aberdeen Group. Uma situação que, segundo o levantamento, tem levado a uma crescente adoção de ferramentas focadas em monitorar como os usuários estão utilizando as aplicações corporativas. Como resposta, existe hoje um grande investimento por parte da indústria em soluções voltadas a monitorar as aplicações da corporação, em especial, para garantir o desempenho adequado do sistemas. Ao medir a experiência do usuário, as empresas conseguem enxergar como uma aplicação se comporta na máquina do funcionário, permitindo que os profissionais de TI atuem de forma pró-ativa para solucionar problemas. Ferramentas de monitoramento do usuário devem identificar o que acontece em máquinas cliente, além de tabular métricas como tempo de resposta, erros e outras informações de sessões. As opções disponíveis no mercado são muito variadas, com funcionalidades focadas em aplicações que interagem com redes externas, outras voltadas para o controle do software dentro da infraestrutura corporativa.
Segundo a Aberdeen, as empresas que conseguem fazer boas escolhas e aplicam bem essas ferramentas alcançam benefícios significativos. De acordo com pesquisa da consultoria, elas conseguem se antecipar a 53% de problemas nas aplicações antes de receber uma reclamação e percebem uma melhoria de 48% no tempo de correções de falhas no desempenho. Além disso, as companhias que utilizam esse tipo de ferramenta melhoraram a visibilidade sobre transações críticas para os negócios em 42% e reduziram o número total de reclamações dos usuários em 15%. Para o analista de pesquisas da Aberdeen, Jeffrey Hill, as empresas com visibilidade sobre experiência do usuário ainda coletam dados valiosos para a construção de novas aplicações mais fáceis de usar e que requerem menos recursos para funcionar. “As métricas tradicionais não conseguem avaliar complexidade e usabilidade das ferramentas usadas na empresa”, afirma. Benefício comprovadoA Universidade de Northwestern, localizada na região de Chicago (Estados Unidos), implementou ferramentas de monitoramento de usuários para detectar desempenho e disponibilidade dos dados relacionados às suas aplicações Web. A instituição queria criar uma visualização única sobre os serviços em tempo real, que abrangesse todo o campus. Com a adoção da ferramenta Coradiant, da TrueSight, a escola desenvolveu um painel de controle único para centralizar essa visualização. Na estratégia da universidade, a ideia foi manter não só os profissionais de TI, mas todos os usuários informados sobre potenciais problemas de desempenho. Com isso, as pessoas podem programar suas tarefas para outro momento, sem ficarem frustradas com isso. “Pode não ser uma solução imediata para um determinado problema, mas é entendido como uma melhoria dos serviços para os usuários”, avalia a diretora da área de monitoramento de sistemas da Northwestern, Dana Nielsen. Os dados coletados pela universidade são utilizados para determinar se há necessidades de redimensionamento de recursos ou atualizações nas aplicações que apresentam algum problema. “É também um grande aliado no planejamento e na definição do orçamento”, completa Dana. Fonte: NetworkWorld/USA
Segundo a Aberdeen, as empresas que conseguem fazer boas escolhas e aplicam bem essas ferramentas alcançam benefícios significativos. De acordo com pesquisa da consultoria, elas conseguem se antecipar a 53% de problemas nas aplicações antes de receber uma reclamação e percebem uma melhoria de 48% no tempo de correções de falhas no desempenho. Além disso, as companhias que utilizam esse tipo de ferramenta melhoraram a visibilidade sobre transações críticas para os negócios em 42% e reduziram o número total de reclamações dos usuários em 15%. Para o analista de pesquisas da Aberdeen, Jeffrey Hill, as empresas com visibilidade sobre experiência do usuário ainda coletam dados valiosos para a construção de novas aplicações mais fáceis de usar e que requerem menos recursos para funcionar. “As métricas tradicionais não conseguem avaliar complexidade e usabilidade das ferramentas usadas na empresa”, afirma. Benefício comprovadoA Universidade de Northwestern, localizada na região de Chicago (Estados Unidos), implementou ferramentas de monitoramento de usuários para detectar desempenho e disponibilidade dos dados relacionados às suas aplicações Web. A instituição queria criar uma visualização única sobre os serviços em tempo real, que abrangesse todo o campus. Com a adoção da ferramenta Coradiant, da TrueSight, a escola desenvolveu um painel de controle único para centralizar essa visualização. Na estratégia da universidade, a ideia foi manter não só os profissionais de TI, mas todos os usuários informados sobre potenciais problemas de desempenho. Com isso, as pessoas podem programar suas tarefas para outro momento, sem ficarem frustradas com isso. “Pode não ser uma solução imediata para um determinado problema, mas é entendido como uma melhoria dos serviços para os usuários”, avalia a diretora da área de monitoramento de sistemas da Northwestern, Dana Nielsen. Os dados coletados pela universidade são utilizados para determinar se há necessidades de redimensionamento de recursos ou atualizações nas aplicações que apresentam algum problema. “É também um grande aliado no planejamento e na definição do orçamento”, completa Dana. Fonte: NetworkWorld/USA