Depois de começar a ganhar dinheiro promovendo tweets e trending topics, o Twitter arranjou uma terceira forma de obter receita: promovendo usuários. O serviço de "Promoted Accounts" deverá ser anunciado nesta quarta-feira (29) e funcionará como uma espécie de venda de seguidores, uma vez que os interessados receberão "followers" em troca de pagamento. Na prática, as pessoas ou empresas que contratarem o serviço terão seus perfis exibidos na caixa "Who to Follow" ("Quem seguir") de outros usuários, aumentando as chances de agregar seguidores. As informações são do blog All Things Digital, do site do The Wall Street Journal, que já havia antecipado a criação do serviço em julho, ainda antes do lançamento do "Who to Follow". Peter Kafka, autor do post, explica que o Twitter tentará fazer com que as "propagandas" de perfis sejam relevantes para os usuários, usando o mesmo algoritmo que já é usado para sugerir quem seguir. Em outras palavras, "se você não está interessado no LeBron James e ninguém que você segue no Twitter segue o LeBron James, então o Twitter não irá sugerir que você siga LeBron James, mesmo que ele ofereça uma pilha de dinheiro a eles". Os preços não estão claros, mas podem ser anunciados nesta quarta-feira. Segundo Kafka, o serviço será apresentado pelo executivo-chefe de operações do Twitter, Dick Costolo, na conferência IAB MIXX na cidade norte-americana de Nova York. É provável que a cobrança seja feita de acordo com a quantidade de seguidores adquiridos ou de vezes que o perfil do contratante seja exibido no "Who to Follow" de outros usuários. O Twitter não comentou o assunto. Após quatro anos funcionando como uma ferramenta sem retorno financeiro, o Twitter começou no último mês de abril a exibir "Promoted Tweets", mensagens pagas por anunciantes para aparecer entre as primeiras no mecanismo de busca. Em junho, o site passou a exibir termos pagos também na lista de Trending Topics, sempre com um selo ao lado que indica que o tópico é patrocinado. Fonte: Portal Exame (Autor: Célio Yano)